domingo, 9 de setembro de 2012

Esportes são um dos temas da XXXV edição do INTERCOM

O Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- , mais importante pólo de debate a respeito das teorias e práticas da profissão de jornalista, será realizado nos dias 3 a 7/9/2012, em Fortaleza, CE.O congresso que terá a sua trigésima quinta edição conta com vários palestrantes dos mais variados ramos, trazendo e fundamentando suas teorias a respeito da profissão.
 Entre os diversos temas que serão apresentados na edição deste ano, Leonel Azevedo de Aguiar (Professor do Programa de Pós-graduação e coordenador do curso de Comunicação Social da PUC-Rio. Jornalista, doutor e mestre em Comunicação (UFRJ)) e Luisa Pronchnik (Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Jornalista diplomada pela FACHA, trabalha atualmente como editora do programa Globo Esportes da Rede Globo de Televisão)  trazem o jornalismo esportivo como tônica de sua pesquisa e debate.
 Com o tema ``Práticas Profissionais e Estratégias Narrativas no Jornalismo Esportivo´´, a dupla tenta identificar em seu trabalho
 as práticas adotadas pelos jornalistas de três editorias e as estratégias narrativas utilizadas na construção de seus textos, em três sites: Lancenet!, Olé.com e o SportsIllustrated.com. O trabalho tem, como corpus, notícias sobre a Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2010. Utiliza-se a metodologia proposta por Nelson Traquina, que investiga semelhanças dos critérios de noticiabilidade em jornais de diferentes países, e empreende-se a análise de conteúdo das matérias selecionadas. A investigação revela semelhanças nas práticas jornalísticas e também diferenças na construção dos textos.
 A pesquisa foi desenvolvida em três esferas: contextualização, estudo das práticas jornalísticas e a análise do conteúdo das notícias. Esta realiza-se em duas etapas. A primeira, com foco nas práticas profissionais, investiga se os jornalistas compartilham os mesmos critérios de noticiabilidade na seleção de acontecimentos e na construção de seus textos. A pesquisa baseia-se nos mesmos parâmetros utilizados por Nelson Traquina (2008) em sua investigação acerca das semelhanças e diferenças na cobertura de jornais estrangeiros. A segunda etapa, com foco nas estratégias narrativas, investiga como o Brasil, através de notícias sobre a Seleção Brasileira na Copa 2010, é narrado pelos três sites selecionados.

Esse é um dos vários trabalhos que serão apresentados do dia 3 ao dia 7 de setembro na trigésima quinta edição da INTERCOM 2012.
Para mais informações e acesso ao programa completo do GP em http://www.intercom.org.br/sis/2012/programacientifico.asp?



Nenhum comentário:

Postar um comentário