“Recentemente, uma campanha movida no Brasil contra a obrigatoriedade do diploma acadêmico para o exercício do jornalismo indicou até que ponto os pragmáticos chegam em seu desprezo pela teoria. Eles consideram que a simplicidade das técnicas jornalísticas dispensa uma abordagem teórica específica e uma formação especializada.”
Com essa citaçäo da jornalista e blogueira em seu blog do livro O Segredo da Pirâmide. Para uma teoria marxista do jornalismo de Adelmo Genro Filho, editado em1987, nos faz observar como um tema que é bastante discutido atualmente, já era pautado há 25 anos atrás.
Como muitos ignoram o olhar teórico e específico, só se importando com a prática, o feito.
Comparo esse pesamento com a filmagem de um jornal televisivo.
Antes de se fazer este programa há todo um preparo tanto dos jornalistas que preparam as matérias, tanto do pessoal do set de gravaçäo, tanto das equipes de externa que gravam as matérias na rua, ou seja há uma mobilizaçao para por toda aquela ''obra'' no ar.
Mas para essas pessoas que raciocinam como estes citados no trecho acima do livro do Adelmo ignoram todo esse processo e apenas däo valor ao que vai ar, näo valorizando tudo aquilo que deu origem ao produto final.
Näo sáo poucas o número de pessoas que pensam desta forma e para a profissäo do comunicador em geral em muito nos prejudica.
Aqui abaixo o texto completo do blog deSylvia Debossan Moretzsohn :
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed713_a_atualidade_de_um_classico
Nenhum comentário:
Postar um comentário